Aysha Ratto e Anuar Chiah destacam como o título brasileiro impulsionou suas carreiras e compartilham suas expectativas para a etapa única no formato do Mundial Júnior da ISA.

Dois dos principais nomes da nova geração do surf brasileiro, Aysha Ratto (RJ) e Anuar Chiah (PR), já estão com foco total para o CBSurf Surf de Base 2025, que acontece de 3 a 11 de maio na Praia do Borete, em Porto de Galinhas (Ipojuca – PE). Campeões brasileiros da categoria Sub-18 no ano passado, ambos retornam ao maior evento de surf de base do país com a missão de defender seus títulos, se preparar para o Mundial Júnior da ISA (International Surfing Association) e ajudar suas federações na disputa pelo título nacional por estados.

Organizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) em parceria com a Federação Pernambucana de Surf (FEPESurf), o campeonato contará com 248 atletas de 15 federações estaduais, disputando os títulos nacionais nas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18, tanto no masculino quanto no feminino. A competição será realizada em formato único, com chave principal e sistema de repescagem, alinhado ao modelo adotado no Mundial Júnior da ISA. Além da definição dos campeões individuais, o evento também será seletiva oficial para a formação da Seleção Brasileira Júnior 2026, que representará o país no Mundial e integrará o programa nacional de desenvolvimento da CBSurf.

Com patrocínio da Prefeitura de Ipojuca e da Secretaria Especial de Esportes de Ipojuca, o CBSurf Surf de Base 2025 reafirma o compromisso da entidade em oferecer estrutura profissional para os eventos de base, valorizando o desenvolvimento técnico dos atletas e ampliando suas oportunidades de preparação internacional.

> Veja todos os detalhes sobre a etapa na matéria: Porto de Galinhas recebe maior evento de base do surf brasileiro

Anuar Chiar em ação na Praia da Borete na etapa do ano passado. Foto: Alexandre Gondim / CBSurf.
Anuar Chiar em ação na Praia da Borete na etapa do ano passado. Foto: Alexandre Gondim / CBSurf.

TÍTULO NACIONAL NA BASE: MOTIVAÇÃO E RESPONSABILIDADE

Com apenas 15 anos, Anuar Chiah foi campeão da categoria Sub-18 em 2024, enfrentando atletas mais velhos. Um feito que marcou sua trajetória e agora serve como combustível para a nova temporada. “Foi uma experiência incrível ser campeão brasileiro Sub-18, ainda mais com apenas 15 anos, competindo em uma categoria acima da minha. Essa é a última divisão antes do profissional, então conquistar esse título tão jovem foi algo muito marcante na minha carreira. Competir com os melhores do Brasil me deu muita bagagem e me motivou ainda mais a seguir evoluindo como atleta”, afirmou o paranaense.

Ele chega confiante e preparado, mas consciente do desafio: “Estou indo bem preparado, treinei bastante para isso. Claro que dá um pouco de nervosismo por estar defendendo o título, mas estou confiante e pronto para dar o meu melhor. Quero muito conquistar esse título novamente.”

Aysha Ratto venceu o título brasileiro Sub-18 em 2024 com autoridade, vencendo tanto a primeira quanto a terceira das três etapas disputadas. Foto: Marcio David / CBSurf.
Aysha Ratto conquistou o título brasileiro Sub-18 em 2024 com autoridade, vencendo tanto a primeira quanto a terceira das três etapas disputadas. Foto: Marcio David / CBSurf.

Aysha Ratto, campeã brasileira Sub-18 em 2024, também destaca o impacto da conquista. “Ser campeã brasileira foi muito bom, foi um objetivo alcançado, um sonho realizado. Sempre sonhei em ser campeã brasileira e isso trouxe muitas coisas positivas. Me deu mais força de vontade para seguir em frente, encarar os próximos desafios. Acho que o Campeonato Brasileiro inspira bastante — quando você ganha, dá ainda mais vontade de continuar. Foi uma experiência incrível.”

Sobre a mentalidade para a defesa do título, ela afirma: “Acho que estou indo com uma mentalidade diferente. Claro que penso no título, mas agora estou mais focada em me divertir, mostrar meu surf e fazer um bom resultado. É isso que estou buscando.”

Anuar Chiah com os troféus de campeão brasileiro Sub-18. Foto: Marcio David / CBSurf.
Anuar Chiah com os troféus de campeão brasileiro Sub-18. Foto: Marcio David / CBSurf.

NOVO FORMATO: ETAPA ÚNICA NO FORMATO ISA DESAFIAM OS ATLETAS

Este ano, o evento será disputado em etapa única e adota pela primeira vez o sistema de chave principal e repescagem, espelhando o formato do Mundial Júnior da ISA. A mudança é estratégica e busca alinhar a base brasileira ao padrão internacional.

Para Anuar, a mudança traz uma preparação realista: “Esse campeonato vai ser um ótimo treino para o ISA, que acontece no fim do ano. Eu competi o ISA em 2023 e acho que agora estou ainda mais preparado para esse formato, com repescagem e um campeonato mais longo. Vai ser uma grande experiência, disputar com os melhores do Brasil, e vai me ajudar muito no desenvolvimento como atleta.”

Ele completa: “Dá um pouco mais de nervosismo porque é uma etapa única, com tudo decidido em Porto de Galinhas, na Praia do Cupe — que, por sinal, é uma praia que gosto muito. Mas me sinto preparado. Serão nove dias de competição, com repescagem, e acredito que vai ser uma etapa muito boa, com alto nível.”

Aysha Ratto na final da etapa de Porto de Galinha em 2024, quando venceu o evento. Foto: Damangar / CBSurf.
Aysha Ratto na final da etapa de Porto de Galinha em 2024, quando venceu o evento. Foto: Damangar / CBSurf.

Aysha também vê valor na mudança: “Com certeza. O Brasileiro Amador é um ótimo treinamento antes do ISA, ainda mais agora com o mesmo formato. Acho que vai ajudar bastante na preparação, tanto para quem já está na equipe do ISA quanto para quem está fora. É uma preparação enorme e vai ser um bom treinamento. A gente se prepara nesses campeonatos, então vai ser essencial.”

Ela ainda ressalta o espírito coletivo da disputa: “Acho irado o título ser disputado por vários estados, com todo mundo focado em conquistar e também em ajudar a equipe. É um campeonato individual, mas ao mesmo tempo é coletivo também. Todo mundo vai com o objetivo de vencer, mas mesmo quem não ganhar vai dar o seu melhor. Isso é muito legal.”

Toda a explicação sobre o novo formato do evento pode ser conferida na matéria: CBSurf adota sistema de repescagem no Surf de Base 2025 e alinha competição ao Mundial da ISA

CBSurf Surf de Base 2025

Patrocínio: Prefeitura de Ipojuca e Secretaria Especial de Esportes de Ipojuca
Realização: Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) em parceria com a Federação Pernambucana de Surf (FEPESurf).
Apoio: FuWax, Surfland Brasil, Monster Energy, Sococo Brasil, LikeLike T-Shirts e Pousada Maresia Unique.

===================

By

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *