O Secretário de Esportes Juventude e Lazer da Paraíba, Lindolfo Pires, é um sujeito experiente e executivo. Sim, ele executa e não fica enrolando.
****
Quem freqüenta as reuniões de sua Secretaria, dirigentes esportivos, atletas e patrocinadores sabe que Lindolfo está no comando para valer e que vai oferecer soluções para os problemas e idéias a fim de melhorar os esportes, não importa a modalidade, da Paraíba.
****
No começo do ano o jornalista Alexandre Palitot esteve conversando com o secretário Lindolfo Pires e descobriu algumas informações para 2025. Vamos a entrevista.
****
Lindolfo Pires falou primeiro sobre o 2024, quando a Paraíba deu um enorme salto positivo em âmbito nacional com a realização de alguns eventos de porte. “Em novembro passado, trouxemos para a Paraíba os Jogos da Juventude 2024, com mais de 4 mil e 500 atletas, dirigentes e técnicos; foi o terceiro maior evento esportivo do mundo – atrás das Olimpíadas com mais de 10 mil atletas e os Jogos Panamericanos com cerca de 6 mil atletas” contou o secretário.
****
De fato, os Jogos da Juventude foram muito bem organizados, e teve o apoio do governo federal, mas como esse evento veio parar na Paraíba? Lindolfo nos conta “os Jogos eram para serem realizados em Blumenau, Santa Catarina, mas a cidade não pode cumprir com o caderno de exigências, e com os meus contatos ofereci imediatamente João Pessoa como sede” , conta Lindolfo que acrescenta “ a equipe toda do COB veio a nossa capital para fiscalizar inspecionar. A Paraíba cumpriu com todo o caderno de encargos e parte dos investimentos e o COB manteve o restante”. E foi a melhor edição da história.
****
Outro marco importante foi a reforma e inauguração do Ronaldão, principal ginásio de esportes da cidade. “Fizemos uma reforma completa e ainda trouxemos para a re-inauguração o Campeonato Brasileiro de Ginástica olímpica com a presença das medalhistas da Olimpíada de Paris, inclusive a campeã Rebeca Andrade – foi um sucesso nacional”, conta Lindolfo com um merecido orgulho pelo ótimo trabalho.
****
O secretário afirma que a intenção é fomentar o esporte de base, ou seja, o jovens na escola, os jogos escolares em dois grupos de 11 a 14 anos e 15 a 17 anos, para preparar os meninos para os jogos nacionais. A Paraíba é, proporcionalmente a sua população, o estado que tem o maior número de atletas mirins.
****
Lindolfo Pires tem um cuidado especial também com os para-atletas. “Estamos incentivando os para-desportistas com as bolsas atletas e várias competições; já temos um campeão olímpico, alias, com várias e várias medalhas de ouro, o Petrucio e ainda o Netinho e a Silvana do ParaTaekwondo” disse o secretário. A delegação paraibana esteve com 128 atletas e venceu 100 medalhas nos Jogos Brasileiros ParaEsportivos.
****
Em suma, o estado deu um salto altamente positivo. “Vamos permanecer nesse ritmo para aumentar os eventos em 2025, inclusive trazendo jogos internacionais para a cidade. Fizemos o dever de casa, criando infra-estrutura,o Ginásio Ronaldão, a Vila Olimpíca, o Centro de Convenções”
****
Lindolfo Pires avisa que o Programa Bolsa Esporte Estadual continua, já são mais de 500 atletas que recebem bolsa, com o objetivo de gerar atletas de ponta.
****
E por último, o secretário está ouvindo cada presidente de federação esportiva na Paraíba para saber dos projetos para este ano e já visou que no calendário a PB vai apoiar continuidade do PB Beach Games, na Arena Cabo Branco, e com novos esportes voltados para a praia e com um sorriso de vencedor Lindolfo conclui “precisamos de eventos a beira mar pois possuímos as mais belas praias e os atletas querem competir aqui, aproveitando este lugar maravilhoso onde o sol nasce primeiro no Brasil”.