Para-Surfe – Apoio aos Atletas Deficientes
****
O Campeonato Brasileiro e Seletiva para o Mundial de Para-Surfe acontecem neste final de semana em Cabedelo – PB
****
A Confederação Brasiliera de Surf, em parceria com a Federação Paraibana de Surf, realizará de 8 a 11 de agosto, o CBSurf Cabedelo Parasurf 2024, campeonato Brasileiro e seletiva que formará o time nacional para a 9ª edição do ISA World Para Surfing Championship (WPSC) que retornará a Huntington Beach, Califórnia, de 3 a 9 de novembro de 2024.
****
A CBSurf tem com objetivo incentivar o crescimento dessa categoria – surfe pra deficientes – , e como sendo a entidade responsável pelo surfe nacional, o objetivo neste momento é organizar um evento perfeito como essa etapa do esporte em Cabedelo no litoral paraibano.
****
A CBSurf promove o crescimento da categoria Para-surfe para que essa modalidade se desenvolva e para que aconteça a inclusão social entre todos os atletas. Por isso haverá esta seletiva no final de semana de 8 a 12 de agosto na Praia de Intermares, Cabedelo.
****
A categoria de cada competidor é considerada de acordo com sua condição própria e ele só pode competir em uma delas. Somente os vencedores de cada categoria irão fazer parte do time que representará o Brasil no mundial.
****
Os atletas masculinos e femininos que conseguirem se classificar em segundo e terceiro lugares na seletiva nacional serão considerados suplentes no ato de convocação para o mundial (ISA).
****
Para se inscrever, os atletas devem ter uma deficiência elegível para competições de Para-surfe. Eles deverão usar suas pranchas de surfe de acordo com as regras da ISA. Nenhum equipamento adicional é permitido, exceto o uso de próteses, órteses ou equipamentos de segurança essenciais que não aumentem a capacidade de surfar. Os competidores podem ter assistência para entrar e sair da água, mas precisam ser independentes na água durante a competição. Em alguns casos estão autorizados a terem assistência na água e durante a competição como nas categorias Prone 2, VI 1 e 2.
****
A estrutura que a CBSurf montou em Cabedelo é exemplo para campeonatos dessa modalidade para o mundo. O palanque e a área de apoio foram especialmente projetados para atender às necessidades de atletas e público com deficiência física – isso demonstra uma grande preocupação com a inclusão. Com rampas acessíveis, áreas de descanso adaptadas e equipe capacitada para garantir a acessibilidade necessária para todos a idéia é estabelecer um exemplo a ser seguido.
Link da CBSurf
Seletiva Para Mundial De Parasurf Em Cabedelo – CBSurf – Confederação Brasileira de Surf
Fotos:
https://drive.google.com/drive/folders/1gTh6fs8xhqTgiyPEfnmjz53JWlJpqaj1?usp=sharing
Fotos: Alexandre Gondim e Lima Jr